Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assembleia Geral das Nações Unidas

Na ONU, presidente da Turquia diz que Netanyahu precisa ser detido assim como Hitler

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tem atacado Netanyahu desde o início da guerra com o Hamas (Foto: EFE/EPA/NECATI SAVAS)

Ouça este conteúdo

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou a atacar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta terça-feira (24), durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

O mandatário turco pediu que fosse criada uma aliança para deter o chefe de governo israelense assim como, segundo ele, a humanidade parou o ditador Adolf Hitler.

Erdogan acusou o governo israelense de cometer uma limpeza étnica na Faixa de Gaza e disse que "Netanyahu e sua rede de assassinos devem ser detidos por meio da unidade da humanidade".

O chefe de Estado turco afirmou que Israel desrespeita flagrantemente os direitos humanos mais básicos e "está realizando uma limpeza étnica e um genocídio total contra uma nação enquanto ocupa suas terras", algo que não é novidade nas declarações de Erdogan.

O presidente turco ainda acusou o Conselho de Segurança da ONU de não intervir no que ele descreveu como "barbárie" em Gaza, e também criticou os países que apoiam Israel e que, segundo ele, "compartilham a vergonha de serem culpados por essa brutalidade".

"O que está esperando para interromper a série de massacres que colocam em risco a vida de seus próprios cidadãos e a do povo palestino?", questionou.

Erdogan também incentivou os países que ainda não o fizeram a reconhecer a Palestina como um Estado e, assim, segundo ele, "colocar-se no lado certo da história".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.