Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Na última audiência, comitê recomenda indiciamento de Trump pela invasão do Capitólio

Comitê da Câmara disse que Trump deve ser acusado criminalmente de obstrução de um processo oficial, fraudar os Estados Unidos, fazer declarações falsas e ajudar ou dar amparo a uma insurreição (Foto: EFE/EPA/Al Drago)

Ouça este conteúdo

Na sua última audiência pública, o comitê da Câmara dos Representantes que investiga a invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira (19) o encaminhamento ao Departamento de Justiça de um pedido de indiciamento contra o ex-presidente Donald Trump (2017-2021) e também um relatório final, que será divulgado na quarta-feira (21).

As acusações criminais sugeridas contra o político republicano são obstrução de um processo oficial, fraudar os Estados Unidos, fazer declarações falsas e ajudar ou dar amparo a uma insurreição.

O comitê também recomendou que o Departamento de Justiça (que já investiga a invasão ao Capitólio) indicie Mark Meadows, último chefe de gabinete de Trump, e os advogados Rudolph Giuliani, John Eastman, Jeffrey Clark e Kenneth Chesebro.

Os deputados americanos alegaram que o ex-presidente teria mentido ao dizer que houve fraude generalizada na eleição que perdeu para Joe Biden em 2020, pressionado funcionários estaduais, o Departamento de Justiça e o então vice-presidente Mike Pence a anular o pleito e instigado apoiadores a invadir o Capitólio, entre outras ações.

Trump tem reiterado o argumento de que a eleição de 2020 foi fraudada e que a investigação realizada pelo comitê tem teor político. “Vocês não foram atrás das pessoas que criaram a fraude, mas sim dos grandes patriotas americanos que a questionaram, como é seu direito constitucional”, escreveu Trump em um memorando enviado em outubro ao comitê.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.