Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
La Paz sob ataque

Nacionalização recebe críticas

Nova Iorque – As nações produtoras de petróleo, que pressionam companhias de energia internacionais para aumentar o controle estatal dos recursos, perdem uma valiosa expertise para expandir sua indústria, disse ontem o Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês).

Empolgados com os altos preços de energia, os governos da Bolívia, Equador e Venezuela expropriaram alguns campos de petróleo e gás natural operados por companhias de energia estrangeiras nos últimos meses. Mas a perda de expertise – dinheiro e tecnologia que as companhias internacionais podem trazer para os projetos – pode significar que os governos estão se desfazendo de oportunidades de desenvolvimento, disseram representantes da API em Nova Iorque. Essa avaliação teria sido ignorada por La Paz.

"Acreditamos que companhias nacionais de qualquer setor e de qualquer escopo geralmente não são a melhor maneira de produzir nada", disse o economista-chefe da API, John Felmy.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.