Para 63% da população venezuelana, as nacionalizações de empresas compras compulsórias pelo Estado ou expropriações de companhias ou terras pelo governo Hugo Chávez são ruins para o desenvolvimento do país, segundo pesquisa do instituto Alfredo Keller e Associados divulgada nesta semana.
Ainda segundo a pesquisa, com entrevistas feitas entre abril e maio, 27% dos venezuelanos dizem que uma das desvantagens das nacionalizações é que elas provocam escassez de produtos.
O respeitado instituto Datanalisis também aponta, segundo seu diretor Luis Vicente León, que 50,9% acreditam que as expropriações piorarão o desabastecimento, contra só 13,8% que creem o contrário.
O levantamento da empresa, feito para clientes privados, não foi divulgado na íntegra.
A combinação de resultados não é boa para o presidente Hugo Chávez, que intensificou neste ano nacionalizações e expropriações de empresas fabricantes ou revendedoras de alimentos.
Chávez amarga uma dura conjuntura econômica com mescla de recessão o PIB recuou 5,8% no primeiro trimestre desde ano com inflação, com alta de 5,2% só em abril.