Nagasaki (das agências internacionais) Nagasaki lembra hoje às 80 mil vítimas do segundo bombardeio atômico no Japão há 60 anos. A bomba foi batizada de "Fat Boy".
No sábado, as solenidades em Hiroshima (sul do Japão) lembraram o dia em que o mundo entrou para a era nuclear. Em 6 de agosto de 1945, o bombardeiro B29 dos EUA, conhecido como "Enola Gay", lançou uma bomba atômica sobre Hiroshima. A bomba, que arrasou a cidade, explodiu a cerca de 600 metros de altitude. Estima-se que mais da metade da população de Hiroshima em 1945, cerca de 140 mil pessoas, tenha morrido no momento do bombardeio e nos dias seguintes devido a radiação ou a queimaduras externas. Em 15 de agosto de 1945, seis dias após os ataques, os japoneses anunciaram a sua rendição incondicional aos Estados Unidos.
Ativistas participaram ontem da Conferência Mundial Contra a Bomba Atômica, em Nagasaki, em que sobreviventes do trágico episódio também contaram suas histórias. Missas serão realizadas hoje em homenagem às vítimas do bombardeio.
Ação da Rumble contra Moraes pode formar precedente contra censura “extraterritorial”
Sergei Magnistky: delator russo dá nome à regra que pode punir Alexandre de Moraes
Governo Trump chama censura contra empresas dos EUA de antidemocrática; Itamaraty defende o STF
Petrobras tem queda de 70,6% no lucro líquido em 2024