Nagasaki (das agências internacionais) Nagasaki lembra hoje às 80 mil vítimas do segundo bombardeio atômico no Japão há 60 anos. A bomba foi batizada de "Fat Boy".
No sábado, as solenidades em Hiroshima (sul do Japão) lembraram o dia em que o mundo entrou para a era nuclear. Em 6 de agosto de 1945, o bombardeiro B29 dos EUA, conhecido como "Enola Gay", lançou uma bomba atômica sobre Hiroshima. A bomba, que arrasou a cidade, explodiu a cerca de 600 metros de altitude. Estima-se que mais da metade da população de Hiroshima em 1945, cerca de 140 mil pessoas, tenha morrido no momento do bombardeio e nos dias seguintes devido a radiação ou a queimaduras externas. Em 15 de agosto de 1945, seis dias após os ataques, os japoneses anunciaram a sua rendição incondicional aos Estados Unidos.
Ativistas participaram ontem da Conferência Mundial Contra a Bomba Atômica, em Nagasaki, em que sobreviventes do trágico episódio também contaram suas histórias. Missas serão realizadas hoje em homenagem às vítimas do bombardeio.