Washington - O republicano John McCain e o democrata Barack Obama disputam a Presidência dos EUA, mas não são os únicos: outros 12 candidatos "esquecidos" nessa corrida ainda sonham com a Casa Branca. Nenhum desses candidatos tem a menor possibilidade de ganhar a eleição, mas eles podem fazer a diferença nos estados-chave.
Bob Barr, o independente Ralph Nader e, em menor medida, Chuck Baldwin, do Partido da Constituição, e a candidata dos Verdes, Cynthia McKinney, podem prejudicar McCain ou Obama no caso de uma votação acirrada em alguns estados.
Segundo o site especializado RealClearPolitics (RCP), que estabeleceu a média de todas as pesquisas publicadas, Nader tem 2,5% das intenções de voto a nível nacional e Barr, 1,3%. Os demais candidatos estão abaixo de 1%. Representante da Geórgia no Congresso entre 1995 e 2003, Barr foi um dos líderes conservadores mais agressivos no impeachment iniciado contra o ex-presidente Bill Clinton. Porém, como defensor das liberdades individuais, rompeu todas as ligações com o governo Bush após a aplicação da legislação antiterrorista, em particular o Ato Patriota.
Barr competirá em pelo menos 45 estados, alguns deles considerados decisivos, como Ohio (norte) e Nevada (oeste). Na Geórgia, um estado tradicionalmente republicano, mas onde Obama vai bem nas pesquisas, a presença de Barr pode tornar a disputa uma incógnita. "Barr pode ser (para McCain) o que Ralph Nader foi para Al Gore: catastrófico", afirma o analista George Will.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião