O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos e hospitalizado desde sábado, "está bem" e "não há perigo imediato" para sua saúde, indicou nesta segunda-feira o ministério da Defesa, a cargo da saúde dos ex-presidentes.
"O presidente Mandela está de muito bom humor, o presidente Mandela está bem e não há perigo imediato", indicou à AFP Sonwabo Mbananga, porta-voz do ministério.
A ministra da Defesa, Nosiviwe MApisa-Nqakula, "fez uma visita de cortesia ao presidente Mandela no hospital militar de Pretória (...) Recebe atendimento médico que, como indicou a presidência, é de rotina, como costuma acontecer com as pessoas de sua idade", acrescentou.
A presidência sul-africana indicou pouco antes que o ícone da luta contra o apartheid se submeteria a novos exames nesta segunda-feira.
"O presidente teve uma boa noite. Os médicos farão novamente exames hoje (segunda-feira). Está em boas mãos", declarou a presidência sem dar mais detalhes.
O porta-voz da presidência, Mac Maharaj, ex-companheiro de prisão de Mandela, indicou à AFP que não sabia de mais nada, e não pôde indicar se passaria uma nova noite hospitalizado.
Nelson Mandela foi internado no hospital no sábado para se submeter a exames, embora não tenha informado o tipo de avaliações.
"Madiba está bem e não há razão para inquietação", "receberá atendimento médico de vez em quando, o que é normal na sua idade", havia assegurado Maharaj utilizando o nome do clã de Mandela.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura