Israel deve negociar com o Hamas?
É proibido a Israel negociar com eles. Israel tem que negociar é com o Mahmoud Abbas, fortalecê-lo diante do Hamas. Antes dessa guerra, o Hamas estava no fundo do poço, sem dinheiro e prestígio. Até aceitou se reconciliar com o Fatah, seu grande rival, por falta de opção. Isso porque, apesar de ser um movimento ideológico muito extremista, também é pragmático.
O que acha desse conflito?
Não tenho certeza de que tínhamos que ter começado a guerra, mas, no momento em que ela começou, Israel não tinha opção a não ser atuar militarmente para acabar com os foguetes e com os túneis do Hamas. Mas é preciso entender, e não sei se já entendem isso em Israel: não há solução militar para esses problemas.
Você pode bater no Hamas muito forte, pode eliminar centenas de homens e a infraestrutura do grupo. Mas só quem pode tirar o Hamas do governo são só os próprios palestinos.
E quanto mais Israel bater no Hamas, mais o prestígio dele aumentará.
Pode ser que depois da guerra, as pessoas vejam o nível da destruição e culpem o Hamas. Mas eu acho que vão culpar mesmo é Israel. A solução para tudo isso é um misto de medidas de segurança, políticas e econômicas.
Na sua opinião, qual é a maior dificuldade de se viver em um território palestino?
O problema de Gaza é que a vida parece pior do que a morte. Os jovens não têm horizonte. Quando a morte é melhor do que a vida, está criado o solo para um movimento como o Hamas.
Fuga de dólares reflete maior desconfiança em relação à economia brasileira
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
A idade mínima subiu: saiba as regras para se aposentar em 2025
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas