A agência espacial americana antecipou em duas horas a retirada da estrutura de serviço usada para acesso das equipes ao ônibus espacial Atlantis, para às 13h (horário de Brasília). Os responsáveis pela missão fizeram nesta quinta-feira (7) a última reunião antes da decolagem e decidiram seguir com os preparativos para o lançamento, previsto para às 12h26 de sexta.
Segundo a oficial de meteorologia Kathy Winters, as chances de as condições meteorológicas na região do Centro Espacial Kennedy permitirem o lançamento no horário são de 30%.
Se o voo for adiado, ele pode ocorrer no sábado, quando as condições melhoram para 40%, ou no domingo, quando vão a 60%. Se o lançamento não ocorrer até então, no entanto, ele só poderá ser realizado depois de 16 de julho, uma vez que um lançamento de satélite está previsto para o dia 14. A Nasa afirma, no entanto, que é possível negociar para que a prioridade de voo seja dada ao Atlantis.
A missão será a última tripulada da Nasa por um tempo indeterminado. A frota de ônibus espaciais será aposentada e até um novo veículo americano ser apresentado, os astronautas do país terão que alugar uma vaga nas naves russas Soyuz.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Militares dependem da boa vontade de Moraes para garantir direitos fundamentais; acompanhe o Sem Rodeios
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra