A equipe de cientistas que trabalha com as imagens enviadas pela sonda LRO (Orbitador de Reconhecimento Lunar) criou o mapa topográfico da Lua de maior resolução até agora, que foi divulgado na sexta-feira (18) pelo Centro Espacial Goddard da Nasa (agência espacial americana).
Cientistas da Universidade do Estado do Arizona, que participam deste projeto, fizeram este mapa que põe à vista do público a forma e as características da superfície de quase toda a Lua em uma escala de 100 metros por pixel.
A sonda LRO foi lançada no espaço em junho de 2009 e desde que começou a enviar suas primeiras imagens permitiu aos cientistas conhecer melhor a superfície da Lua, desenhar um mapa completo de suas crateras e até ver as pegadas deixadas pelos astronautas das missões Apolo.
O aparelho conta com instrumentos como uma câmara de grande angular e um altímetro laser que permite aos cientistas reproduzir com grande precisão as características do satélite em alta resolução.
"Nosso novo ponto de vista topográfico da Lua proporciona o conjunto de dados que os especialistas lunares estiveram esperando desde a era das missões Apolo", afirmou Mark Robinson, pesquisador principal do projeto em comunicado divulgado pela Nasa.
De acordo com Robinson, o mapa ajudará a entender como a crosta da Lua se deformou e como é a mecânica das crateras que surgiram por impacto de objetos estelares - além de colaborar com missões tripuladas ou não para o satélite natural da Terra.
A Nasa está estudando novos destinos para continuar com a exploração além da órbita terrestre e prevê voltar à Lua, chegar até um asteroide e pisar, pela primeira vez na história, em solo marciano em um prazo de 20 anos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura