Quem perde noites de sono pensando em riscos ao planeta, como a ameça de um asteroide, pode dormir um pouco mais tranquilo. A Nasa anunciou neste mês a criação de um gabinete de detecção de ameaças à defesa planetária.
O Planetary Defense Coordination Office (Coordenação de Defesa Planetária ) tem como objetivo analisar com antecedência riscos de cometas e asteroides em rotas muito próximas à Terra.
De acordo com a CNN, o departamento deverá, em última instância, ser capaz de redirecionar objetos com potencial de colisão com o planeta -- ação que há muito permeia o cinema, em filmes como “Armaggedon”.
O impacto de um corpo de tamanho médio a grande poderia causar efeitos catastróficos no planeta. É atribuído a um asteroide, por exemplo, a extinção dos dinossauros.
“O estabelecimento do PCDO evidencia que a agência está comprometida em assumir a liderança, nacional e internacionalmente, nos esforços para detectar qualquer ameça de impactos naturais vindos do espaço, além de estar comprometida na estratégia de evitar acidentes, caso a defesa planetária se faça necessária”, diz o comunicado do programa, escrito pelo executivo Lindley Johnson.
Apesar da preocupação, a agência espacial norte-americana diz que não há ameaças no momento.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”