Cabo Canaveral, EUA (Das agências internacionais) – Após dois anos e meio pegando carona com os russos, a Nasa, agência espacial dos EUA, quer retomar hoje os vôos com sua frota de ônibus espaciais. A decolagem ainda depende das condições meteorológicas, mas em princípio está marcada para as 16h51 (hora de Brasília), com transmissão pela web (www.nasa.gov).

CARREGANDO :)

O lançamento do ônibus espacial Discovery, a 114ª viagem de uma nave do tipo, está cercado de precauções. A nave-gêmea Atlantis, por exemplo, já se apresenta em estágio avançado de preparação, caso seja preciso realizar uma missão de resgate. É uma precaução que só será adotada para este e para o próximo vôo. Depois, tudo volta ao que era antes do pesadelo com o ônibus espacial Columbia, perdido no retorno à Terra em 1.º de fevereiro de 2003.

Após mais de dois anos amargando as falhas de seu programa, a Nasa reformulou e aperfeiçoou dezenas de sistemas associados ao lançamento e à operação dos três ônibus espaciais remanescentes. Das 15 recomendações estabelecidas pela comissão de investigação do acidente com o Columbia, a agência espacial norte-americana conseguiu cumprir, com louvor, 12. Faltou corrigir o desprendimento de espuma do tanque externo do ônibus. Foi um detrito desses, do tamanho de uma maleta de mão, que abriu o buraco na asa esquerda do Columbia e causou o acidente, em 1.º de fevereiro de 2003.

Publicidade

A Nasa também fracassou em fortalecer a estrutura do ônibus em desenvolver um método eficiente parar os reparos em órbita. Ainda assim, a retomada dos vôos será um alívio para a continuidade do projeto da Estação Espacial Internacional (EEI), que desde o fim de 2002 tem sobrevivdo exclusivamente graças ao apoio de naves russas.