As imagens geradas pela câmera a bordo da nave Mars Odyssey, da Nasa, ajudaram a criar o mais completo mapa de Marte já feito. Cientistas e o público em geral podem acessar o mapa a partir de diversos websites e explorar toda a superfície do Planeta Vermelho. O mapa foi feito a partir de 21 mil imagens do Sistema de Emissão Termal de Imagens (Themis, na sigla em inglês), a câmera de infravermelho da Odyssey.
Pesquisadores da Universidade do estado do Arizona, junto com cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, trabalham na confecção do mapa desde que as observações do Themis tiveram início, há oito anos. As imagens foram sendo encaixadas e cartograficamente controladas para formar o gigantesco mosaico. Os usuários podem navegar pelas imagens e dar um zoom em cada uma, para vê-la mais de perto.
"A equipe do Themis e do Mars Odyssey criou um produto espetacular, que será a base para todas as investigações sobre Marte durante muitos anos", afirmou Jeffrey Plaut, cientista chefe da missão no Laboratório de Propulsão a Jato.