A agência espacial norte-americana Nasa divulgou nesta semana, em sua página no SoundCloud, uma curiosa coletânea de sons enviada ao espaço em 1977 como uma forma de contato com possíveis extraterrestre. Chamado de “The Golden Record” (ou “gravação de ouro”, em português”), o material é um mix de sons que demonstram como é a vida na Terra, ruídos de animais e saudações em vários idiomas.
A gravação foi enviada na década de 1970, com a missão Voyager -- que ainda vaga no espaço. “A nave será encontrada e os sons reproduzidos se existir uma civilização desenvolvida lá fora”, disse o astrofísico Carl Sagan na época, segundo reportagem do “The Washington Post”.
O conteúdo foi gravado em LPs feitos com placa de cobre e banhados a ouro, para aumentar sua resistência e vida útil. A capa que protege a gravação é feita à base de urânio, hiper-resistente.
Entre os sons enviados, há barulho de beijo, de caminhões, de trem e código morse, por exemplo. Ruídos de cavalos, cachorro e elefante também estão na coletânea. Quanto à saudação, a mensagem é simples: “paz e felicidade a todos” (existe a versão em português).
Hoje, os cientistas são céticos quanto a probabilidade de alguém ouvir a gravação, já que isso depende de uma interceptação na nave e de que quem a encontre saiba o que fazer com o disco.
Ouça algumas das gravações:
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião