Um balão de gás hélio decolou de uma base aérea no Havaí nesta segunda-feira (8) carregando um sistema de aterrissagem experimental para Marte com o formato de um disco voador que passará por um teste pela segunda vez, mostrou uma TV da Nasa.
Com a altura de um prédio de 98 andares, balão, paraquedas e cabos do veículo de teste da Nasa decolaram pouco após às 14h40 (hora de Brasília) da base em Kauai, Havaí.
O balão deve levar três horas para alcançar uma altitude de 36.576 metros, quando a nave em forma de disco voador, o Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD, na sigla em inglês), vai se separar para realizar seu voo de teste.
Um foguete de combustível sólido dará a ignição para que o LDSD alcance 54.864 metros, cinco vezes a altura de aviões comerciais, e movendo-se a cerca de 4.828 km/h, quatro vezes a velocidade do som.
A velocidade e a altitude a ser alcançados pretendem simular as condições enfrentadas por uma espaçonave ao mergulhar na fina atmosfera de Marte. A Nasa quer desenvolver sistemas de aterrissagem para veículos pesados e, eventualmente, hábitats humanos em Marte.
A Nasa testou o sistema no ano passado, mas houve problemas com o paraquedas.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias