Foi iniciada no domingo (5) a contagem regressiva para o lançamento do ônibus espacial Endeavour. O início de mais um vôo destinado a prosseguir com a construção da ISS (Estação Espacial Internacional) está marcado para o início da noite de quarta-feira. A bordo, uma astronauta especial -- Barbara Morgan, uma ex-professora que se tornará a primeira educadora no espaço.
A história de Morgan, 55, é de persistência. Ela foi escalada como reserva ("back-up") da primeira professora que a Nasa recrutou para seu programa espacial: Christa McAuliffe, que voou para a morte na trágica decolagem do Challenger, em 1986. Morgan permaneceu no programa e aguardou sua oportunidade de voar, que chega agora com o Endeavour.
Sob o comando de Scott Kelly, ela ajudará a equipe do Endeavour a instalar um novo conjunto de painéis solares da ISS. Além disso, realizará tarefas como astronauta-educadora, conduzindo experimentos voltados para motivar a criançada na Terra a se interessar por ciência. Nessa área, suas tarefas não serão muito diferentes daquelas que foram conduzidas pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, quando ele esteve no complexo orbital em 2006.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink