A cápsula Orion, que começará a ser testada pelos EUA em 2014 em voos espaciais| Foto: AFP PHOTO/NASA

A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta terça-feira (8) que prevê lançar em 2014 um voo de testes sem astronautas da cápsula Orion, sucessora do ônibus espacial, especialmente para missões tripuladas além da órbita terrestre.

CARREGANDO :)

"Este voo de testes dará dados valiosos para missões tripuladas da exploração espacial distantes" da Terra, disse em um comunicado David Weaver, porta-voz da agência espacial americana.

O novo sistema de lançamento espacial "Space Launch System" (SLS), destinado a lançar, finalmente, a cápsula Orión, levará os astronautas americanos "mais distante do que nunca no espaço", disse Weaver.

Publicidade

A cápsula Orion, que será lançada de Cabo Canaveral, na Flórida (sudeste dos Estados Unidos), girará em volta da Terra duas vezes, para depois tentar retornar, intacta, à atmosfera terrestre, com grande velocidade.

Já na Terra, a Orion pousará no oceano, freada por para-quedas assim como o das cápsulas do programa Apollo, que viajaram para a Lua entre 1969 e 1972.

"O retorno fornecerá os dados necessários para desenvolver uma nave espacial capaz de sobreviver a uma velocidade superior a 32.000 km/h e de retornar com toda segurança aos astronautas de viagens além da órbita da Terra", disse Bill Gerstenmaier, encarregado da Nasa em exploração humana.

A data exata do lançamento não foi ficada até o momento pela Nasa.

A companhia aeroespacial Lockheed Martin é a encarregada do projeto e desenvolvimento da Orion.

Publicidade