A hipótese de discos voadores vindos do espaço povoou a imaginação de muita gente, mas agora um objeto semelhante poderá ser visto no céu de outro planeta: Marte. A Nasa vai lançar na próxima quarta-feira uma nave em formato de disco voador projetada para expedições mais longas ao planeta vermelho. Caso o experimento seja bem sucedido, significará um passo importante para a ida de humanos para o planeta vizinho.
O voo de teste do Low-Density Supersonic Decelerator (LDSD) será transmitido ao vivo pelo site da Nasa a partir das 14h30. Durante o lançamento, a Nasa vai testar o maior paraquedas já usado — a atmosfera de Marte é tão fina que qualquer paraquedas que ajude uma espaçonave pesada, de rápido movimento, precisa ser mais forte.
Com o objetivo de enviar seres humanos a Marte em 2030, a Nasa está testando o aparato feito com tecnologia de nova geração, conhecido como Supersonic Ringsail — que poderia permitir que naves ainda mais pesadas pousem suavemente.
O disco feito pela agência americana será lançado de uma base em Kauai, no Havaí. O veículo será rebocado até a estratosfera por um balão meteorológico de grande altitude. Ele irá decolar de lá, alcançando uma altitude de 20 milhas acima da Terra. A nave poderá atingir uma velocidade quase três vezes maior que a do som.
“À medida que a Nasa planeja ambiciosas missões científicas para Marte — lançando bases até mesmo para expedições humanas mais complexas— a espaçonave, que precisa aterrissar com segurança na superfície do Planeta Vermelho, se tornará maior e mais pesada para acomodar estadias prolongadas dos exploradores”, afirmou a Nasa por meio de um comunicado. O primeiro voo de teste do disco voador foi em 2014.
- Ataque às pirâmides mata dois policiais
- Stephen Hawking afirma que consideraria suicídio assistido caso fosse um peso
- 10 novos bilionários prometem doar metade de suas fortunas
- Violinista judeu termina a obra do pai destruída por nazistas
- Vídeo mostra a construção do One World Trade Center, em Nova York
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas