A NASA planeja permitir que turistas visitem a Estação Espacial Internacional a partir de 2020.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (7) e representa uma mudança significativa para a agência, que há muito tempo proíbe turistas na estação. A Rússia, no entanto, já permitiu a participação de vários astronautas particulares na estação.
"A NASA está abrindo a Estação Espacial Internacional para oportunidades comerciais e vendendo essas oportunidades como nunca fizemos antes", disse o diretor financeiro Jeff DeWit em Nova York.
O custo e os arranjos ficariam por conta da SpaceX e da Boeing, as duas empresas que a NASA contratou para levar os grupos até a estação. Mas a agência cobrará pela comida, armazenamento e comunicação enquanto as pessoas estiverem na estação, um custo que chegaria a cerca de US$ 35 mil por noite.
No momento, a atividade comercial ficará limitada a experimentos científicos. Mas sob a nova política, a Nasa permitiria mais atividades comerciais projetadas para permitir que as empresas ganhem dinheiro.
disse Bill Gersteinmaier, chefe de exploração humana da NASA, durante uma entrevista coletiva.
O objetivo é ajudar a agência a gerar receita adicional, mas autoridades disseram que não está claro quanto dinheiro a novidade renderia.
O anúncio acontece no momento em que a Nasa tenta enviar humanos à Lua mais uma vez, até 2024 – uma missão que, segundo autoridades, exige um financiamento adicional significativo.