Os técnicos da Nasa desconhecem se, no lançamento do ônibus espacial Discovery, um objeto desprendeu-se de um dos tanques, como parece mostrar um dos vídeos da partida.
O site da internet "Spaceflightnow.com" publicou uma fotografia em que se vê um objeto desprendendo-se de um dos tanques no momento da separação do ônibus espacial e seu foguete de lançamento. O objeto não parece acertar a nave.
A imagem causou apreensão porque foi o choque de um pedaço de espuma isolante ocorrido logo após o lançamento do Columbia a causa da tragédia de 1º de fevereiro de 2003. A espuma desprendeu-se do tanque externo e danificou a cobertura isolante cerâmica sob uma asa do Columbia. O episódio chegou a ser examinado pela Nasa durante a missão, mas a agência concluiu que aquilo não apresentava risco. O desastre ocorreu quando a nave estava retornando à Terra e o calor produzido pela reentrada na atmosfera penetrou na estrutura, através do local danificado pela espuma.
Numa entrevista coletiva dada logo após o lançamento, os especialistas da Nasa, ao lado do administrador geral da agência, Michael Griffin, foram unânimes ao qualificar a partida como "um sucesso".
Sobre o objeto que pareceu desprender-se, Bill Parsons, diretor do programa de ônibus espaciais da Nasa, disse que, num primeiro momento, os técnicos não detectaram nada anormal.
- Ainda assim, vamos examinar cada imagem fotográfica, foto por foto - disse Parsons.
O diretor de lançamentos, Mike Leinbach, disse que "ainda é cedo para determinar o que ocorreu".
- Temos que examinar cada foto, mas, no momento, o que podemos dizer é que não vimos sinais anormais no lançamento - disse Leinbach.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”