Os três ônibus espaciais da Nasa serão exibidos em museus da Flórida, Califórnia e Virgínia depois de serem aposentados, disse a agência espacial norte-americana na terça-feira.
Museus de todo o país vinham competindo pelas naves, que serão aposentadas devido a seus elevados custos operacionais e para liberar verbas para uma nova geração de naves espaciais.
"Tomem conta direito dos nossos veículos. Eles serviram bem à nação", disse Charlie Bolden, administrador da Nasa, que anunciou o destino das três naves no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no 30o aniversário do voo inaugural do primeiro ônibus.
A terça-feira marca também o 50.º aniversário do lançamento da nave que levava o russo Yuri Gagarin, primeiro ser humano no espaço.
O ônibus Atlantis, que está sendo preparado para a 135a e última missão da história dos voos espaciais, em meados do ano, vai permanecer na Flórida, abrigada no Centro de Visitantes do Centro Espacial Kennedy.
O Endeavour, que está na plataforma de lançamento para sua última decolagem, em 29 de abril, foi prometido ao Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
O Discovery, que fez sua última missão no mês passado, deve ir para o Centro Udvar-Hazy, do Museu Aeroespacial Nacional Smithsonian, no norte de Virgínia.
- Ônibus espacial Discovery retorna de sua última viagem
- Discovery deve se desacoplar da estação espacial neste domingo
- Astronautas deixam estação espacial com longa lista de afazeres
- Sonda Kepler permite a astrônomos saber mais sobre estrelas vermelhas
- Em base na Antártida, Nasa testa traje espacial para uso em Marte
- Após 6 anos, sonda começa a orbitar Mercúrio nesta quinta
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink