O Natal começou nesta sexta-feira (25) em Nova York com um recorde de calor, enquanto Las Vegas vivia uma nevasca excepcional e várias cidades do sul dos Estados Unidos começavam a limpeza dos escombros depois da passagem de tornados, que deixaram ao menos 14 mortos.
Nova York viu o termômetro subir a 18,8 graus Celsius, registrados à noite em pleno inverno no hemisfério norte, superando os 17,7ºC de 1982, que era até hoje o dia 25 de dezembro mais quente da história da cidade, segundo o serviço meteorológico nacional americano (NWS).
O “veranico” vivido por Nova York há uma semana já havia provocado um recorde na quinta-feira, véspera do Natal, quando o termômetro marcou 22,2 graus Celsius, batendo amplamente os 17,2ºC registrados em 1996.
Um calor que contrasta com o inverno passado em Nova York, um dos mais rigorosos dos últimos tempos, com nevascas constantes e temperaturas abaixo de zero por vários dias.
População idosa aumenta e robôs viram opção para tarefas domésticas
Laboratórios e universidades desenvolvem drones, sensores e “enfermeiros de metal e chip” para cuidar da faixa etária que mais cresce no planeta
Leia a matéria completaFlores brotavam na costa leste dos Estados Unidos e, apesar da chuva que caiu na capital nesta sexta-feira, os pedestres podiam caminhar por Washington de sandálias e camiseta. O jornal Washington Post batizou o dia de “Natal tropical”.
Las Vegas
Em uma situação bem diferente, flocos de neve misturados com a chuva surpreenderam Las Vegas, no deserto de Mojave (Nevada, oeste). Uma imagem pouco comum, que só foi registrada em 1941, 1988 e 2008, segundo o NWS.
O calor registrado na costa leste também alimentou a formação de tornados, que devastaram seis estados do centro e do sudeste do país na quarta-feira, do Alabama ao Illinois, deixando 14 mortos e dezenas de feridos.
O estado do Mississippi foi o mais afetado, com sete mortos, cerca de 60 feridos e uma pessoa desaparecida, informaram os serviços de emergência. Entre as vítimas está um menino de 7 anos, falecido em um carro que virou com a força da tempestade.
“Enfrentamos inundações repentinas, as tempestades se aproximam neste momento”, informou Brett Carr, porta-voz dos serviços de emergência do Mississippi, onde as autoridades declararam estado de emergência em sete condados.
Outras seis pessoas morreram no estado vizinho do Tennessee. Três mortos foram encontrados na quinta-feira dentro de um carro submerso, informaram os bombeiros. Pelo menos uma pessoa morreu no Arkansas, segundo informe da imprensa local.
Os tornados são frequentes nas regiões do sul do país, principalmente na primavera, mas são muito raros nestes meses do ano.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião