Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Itália

Naufrágio de balsa com imigrantes mata cinco pessoas em Lampedusa

Ao menos cinco pessoas morreram neste sábado (17) no naufrágio de uma balsa com 50 imigrantes a bordo, ao sul do litoral da ilha italiana de Lampedusa, informou a imprensa local.

Pelas primeiras informações, a embarcação havia saído da Líbia e os cinco ocupantes teriam morrido durante a travessia.

A embarcação foi socorrida por duas lanchas da Polícia Fiscal e pela Guarda Costeira italianas após o pedido de ajuda feito pelos ocupantes por telefone via satélite, quando estavam a 70 milhas ao sul de Lampedusa, em águas internacionais de competência líbia.

Na sexta-feira, outra embarcação com 54 imigrantes a bordo conseguiu fazer a travessia e chegar à ilha de Lampedusa.

O pequeno território insular, situado no Mar Mediterrâneo, é considerado por muitos como a porta de entrada à Europa pela proximidade com a costa africana.

Em 2011, após a explosão das revoltas populares no norte da África em países como Tunísia e Líbia, a ilha recebeu um grande fluxo de imigrantes que tentavam fugir para a Europa, episódio que colocou a localidade em situação de emergência.

Dados do Ministério do Interior italiano revelam que entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2011 chegaram ao litoral do país 48.036 imigrantes, a maioria de líbios e tunisianos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.