Vinte e sete pessoas que buscavam asilo na Austrália morreram e outras dezenas teriam desaparecido nesta quarta-feira (15), depois que o barco em que estavam naufragou perto das Ilha Christmas, na costa australiana do Oceano Índico. A embarcação, de madeira, foi arremessada contra rochas, lançando as pessoas no mar agitado.
Imagens de TV mostram o barco batendo contra as rochas, se partindo e afundando enquanto as ondas arremessavam os passageiros, incluindo mulheres e crianças, contra as pedras pontiagudas.
"Há pessoas na água gritando por ajuda. Há uma tragédia emergindo ali", disse à mídia australiana o dirigente do condado da ilha Christmas, Gordon Thomson.
O vice-primeiro-ministro e secretário do Tesouro da Austrália, Wayne Swan, afirmou que 41 pessoas foram resgatadas e 27 corpos, recuperados.
"Nós não sabemos quantas pessoas estavam no barco", afirmou Swan à TV australiana ABC.
A entidade Flying Doctors, da Austrália, disse que o número do mortos pode chegar a cerca de 50 e que havia pelo menos 33 feridos "em condições de andar". O acidente ocorreu por volta das 6 horas (21 horas de terça-feira, pelo horário de Brasília).