Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Naufrágio de barco na Austrália mata ao menos 27 refugiados

Veja no mapa onde fica a Ilha Christmas, local do naufrágio |
Veja no mapa onde fica a Ilha Christmas, local do naufrágio (Foto: )

Sydney - Um barco de madeira levando dezenas de refugiados afundou na costa da Austrália ontem, deixando pelo menos 27 mortos. No total, a embarcação levava cerca de 70 pessoas. Ao menos 42 sobreviveram e foram levadas à Ilha Christmas.

O barco colidiu com rochas na Ilha Christmas, um território australiano no Oceano Índico onde refugiados ficam abrigados em um centro de detenção, informou o jornal "The West Australian". A embarcação virou na água e os destroços se dispersaram ao longo da superfície do oceano, disse um morador da Ilha Christmas, Si­­mon Foster, ao jornal. Os moradores observaram a cena com horror, enquanto o barco se desfazia e homens, mulheres e crianças lu­­tavam contra ondas enormes. As cenas chocantes foram gravadas.

Tudo indica que o barco tenha batido em uma área rochosa e estava tentando aportar em um vale estreito. Uma das testemunhas, Phillip Stewart, disse que havia várias pessoas dentro d’água. Muitas se afogaram, outras boiavam em meio aos destroços do barco. Segundo ele, as pessoas eram arremessadas contra as rochas pelas ondas. Uma outra testemunha, que não quis se identificar, informou que "na água estavam umas 60 pessoas e somente a me­­tade havia sido resgatada por um barco de salvamento".

Funcionários australianos ainda não divulgaram a nacionalidade das vítimas. Um comunicado oficial já confirmava que 27 corpos foram retirados da água, incluindo mulheres e crianças. Além disso, 41 sobreviventes fo­­ram resgatados. Um conseguiu chegar nadando às rochas.

Nos últimos anos, muitas pessoas tentaram buscar refúgio na Austrália, vindas de países como Afeganistão, Irã e Iraque. Geral­­mente, elas primeiro viajam até a Indonésia e então continuam em barcos precários até o território australiano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.