A nave espacial russa Soyus TMA0-6, com dois astronautas e o turista espacial americano Gregory Olsen a bordo, aterrissou com êxito nas instalações espaciais russas do Cazaquistão.
Tal como estava previsto depois de sua separação da Estação Espacial Internacional (ISS) às 21h49m GMT (18h49m de Brasília), a nave aterrissou no Cazaquistão pouco depois de 1h GMT (22h de segunda-feira em Brasília), confirmou nesta terça-feira a Nasa.
O turista espacial americano se tornou o terceiro civil que visita a ISS. Olsen, juntamente com o o astronauta americano William McArthur e o russo Valery Tokarev, iniciaram a viagem em 1º de outubro, data em que a Soyus TMA-7 foi lançada de Baikonur, no Cazaquistão. Dois dias depois, a nave se acoplou à Estação Espacial.
McArthur e Tokarev ficaram no espaço, onde têm previsto permanecer durante um período de seis meses, enquanto Olsen voltou na Soyus TMA06 com John Phillips e Sergei Krikalev, dois astronautas que estavam na ISS desde abril.
Gregory Olsen, de 60 anos, é um cientista especialista em ótica e cristalografia que aproveitou sua aventura na ISS para realizar experiências com equipamentos fabricados por sua empresa.
- Não sou um turista, me preparei muito seriamente para esta viagem e sou mais um integrante da tripulação - declarou Olsen em entrevista coletiva antes de iniciar sua viagem a espacial.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia