A nave russa Soyuz TMA-7, na qual viaja o terceiro turista espacial da história, o americano Gregory Olsen, acoplou-se nesta segunda-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.
A nave, que também transporta dois cosmonautas, o russo Valeri Tókarev e o americano William McArthur, que integram a décima segunda expedição permanente da estação, enganchou-se à ISS às 5h27m GMT (2h27m de Brasília), antes da hora prevista.
- Os astronautas abrirão as escotilha e entrarão na ISS dentro de cerca de três horas - acrescentou um porta-voz do CCVE.
O lançamento da Soyuz TMA-7, que foi propulsada por um foguete Soyuz-FG de 50 metros de comprimento e 300 toneladas de peso, aconteceu no sábado passado desde o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Tókarev e McArthur, que viverão na estação espacial nos próximos seis meses, substituirão o astronauta russo Serguei Krikaliov e o americano John Phillips, que estão na estação desde o mês de abril.
Segundo fontes russas não oficiais, Olsen, um cientista multimilionário, pode ter desembolsado até US$ 20 milhões por esta viagem.
- Não sou um turista, me preparei muito seriamente para esta viagem e sou mais um integrante da tripulação - declarou Olsen antes da decolagem.
Olsen, especialista em ótica e cristalografía, realizará experiências com equipamentos fabricados por sua empresa durante os oito dias que permanecerá na ISS.
O milionário americano tentou viajar para a ISS no ano passado, mas após vários meses de treinamentos na Rússia foi proibido por uma comissão médica.
O primeiro turista espacial da história foi o multimilionário californiano Dennis Tito, em maio de 2001, cujo exemplo foi seguido em 2002 pelo sul-africano Marc Shuttleworth, que realizou à bordo da ISS algumas experiências científicas relacionadas à Aids.