Moscou - Uma nave russa decolou na quarta-feira do Cazaquistão, levando três astronautas à Estação Espacial Internacional: a norte-americana Catherine Coleman, o russo Dmitry Kondratyev e o italiano Paolo Nespoli.
A decolagem da cápsula Soyuz TMA-20 ocorreu às 22h09 (hora de Moscou; 17h09 em Brasília) no Cosmódromo de Baikonur, que fica no Cazaquistão e é arrendado pela Rússia. A nave deve atracar na Estação Espacial Internacional na sexta-feira, às 23h12 (18h12 em Brasília).
O trio passará seis meses no espaço, período em que deve receber várias naves cargueiras, com materiais para a conclusão da montagem da Estação, um projeto de 16 países e 100 bilhões de dólares, que está sendo construído desde 1998 a uma altitude de 350 quilômetros.
A Estação, composta principalmente por uma junção de módulos russos e norte-americanos, pode atualmente acomodar seis tripulantes. Durante alguns dias, os recém-chegados terão a companhia dos atuais ocupantes: o norte-americano Scott Kelly e os russos Alexander Kaleri e Oleg Skripochka.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano