• Carregando...
Cápsula da nave Soyuz, que pousou nesta terça-feira no Cazaquistão | AFP PHOTO / POOL/ SERGEI REMEZOV
Cápsula da nave Soyuz, que pousou nesta terça-feira no Cazaquistão| Foto: AFP PHOTO / POOL/ SERGEI REMEZOV
  • O comandante Mike Fossum e os engenheiros de voo Sergei Volkov e Satoshi Furukawa, sentam ao ar livre, minutos após pousarem com a cápsula do Soyuz TMA-02M no Cazaquistão

A nave russa Soyuz, com três astronautas, retornou da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e pousou com segurança nas estepes cobertas de neve do Cazaquistão na manhã desta terça-feira (horário local).

A cápsula Soyuz TMA-02, que trouxe o americano Michael Fossum, o russo Sergei Volkov, da Rússia, e o japonês Satoshi Furukawa, aterrissou a cerca de 90 quilômetros ao norte da cidade de Arkalyk às 8h26m (0h26m no horário de Brasília). Os astronautas passaram 165 dias no espaço.

O pouso na estepe estava perto de seu ponto de destino. O porta-voz da NASA Josh Byerly afirmou que a operação de recuperação foi rápida, apesar do tempo frio e do vento forte.

Os três homens desembarcaram da nave sorrindo, mas Furukawa parecia visivelmente esgotado. Eles estavam sentados em cadeiras e envoltos em cobertores quentes para ajudá-los a se ajustar à gravidade, depois de terem passado quatro meses no espaço.

"A aterrissagem foi genial. Todos estão bem", disse Volkov, fazendo um gesto de aprovação com o polegar depois de ser retirado da cápsula, enegrecida pelas temperaturas extremas que suportou durante sue reingresso à atmosfera.

Valery Lyndin, porta-voz do Centro Russo de Controle de Missão, disse que os três astronautas se encontram em bom estado de saúde.

O americano Dan Burbank e os russos Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin continuam a bordo da Estação Espacial Internacional e devem retornar à Terra em março. Eles chegaram à ISS na quarta-feira.

Um lançamento marcado para dezembro levará de volta à ISS a tripulação original da missão de seis pessoas.

Depois do encerramento do programa de ônibus espaciais da Nasa, as naves russas se tornaram a única via para levar suprimentos e astronautas para a ISS, que custou 100 bilhões de dólares e foi construída por 16 países, até que empresas comerciais desenvolvam a capacidade para transportar astronautas.

A Rússia espera que a aterrissagem perfeita permita restabelecer a confiança em seu programa espacial, depois que um acidente em agosto que envolveu uma nave de carga não tripulada suspendeu temporariamente suas missões com astronautas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]