A nave Soyus com um astronauta americano e dois russos, que passaram mais de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), pousou com segurança nas estepes do Cazaquistão.
A Nasa (agência espacial americana) relatou que a cápsula que levou o americano Mike Hopkins e os russos Oleg Kotov e Sergey Ryazanskiy pousou conforme planejado na cidade de Dzhezkazgan às 9h24 desta terça-feira (0h34m no horário de Brasília). A tripulação passou 166 dias em órbita na estação.
Assim que a Soyuz TMA-10M foi lentamente descendo apoiada por um pára-quedas para a estepe coberta de neve, veículos de resgate russos correram para o local de pouso. As equipes de resgate, que estavam em contato com os astronautas durante a descida, informaram que a tripulação estava bem e de bom humor.
A neve pesada e os ventos no local de pouso planejado levaram as autoridades russas a considerar se seria necessário adiar a aterrissagem, mas no final foi decidido continuar com o plano original.
Koichi Wakata, o primeiro astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão na estação, o americano Rick Mastracchio e o russo Mikhail Tyurin permanecerão na ISS até meados de maio. Eles vão operar o posto orbital como uma tripulação de três pessoas durante duas semanas, até a chegada do próximo grupo de três tripulantes.