Um navio de resgate oficial da China chegou a Taiwan, na primeira visita de um navio do governo com estas características à ilha em mais de 60 anos, disse um oficial. No mais recente sinal de retomada dos laços entre Taiwan e sua ex-rival China, o navio Dong Hai Jiu 113 navegou ontem da China à ilha.
"A expectativa é de maior entendimento entre Taiwan e o continente", disse Ying Liu-sheng, secretário-geral da Associação Chinesa de Busca e Resgate, um órgão civil sediado em Taipé e organizador da viagem.
Maior cooperação é preciso, uma vez que acidentes marítimos estão aumentando diante do aumento do tráfego no Estreito de Taiwan, disse ele para a AFP, citada pela DJ.
A China ainda considera Taiwan parte de seu território esperando por reunificação, por força se necessário, embora a ilha se autogoverne desde 1949, no final da guerra civil. Os laços, no entanto, melhoraram consideravelmente desde 2008, depois que Ma Ying-jeou tornou-se presidente de Taiwan, estimulando o comércio iniciando voos diretos e permitindo que mais turistas chineses visitem a ilha. As informações são da Dow Jones.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo