Um navio de bandeira panamenha foi atingido nesta sexta-feira por um míssil em um porto no sudeste da Ucrânia, sem que tenham sido reportados feridos, informou a Autoridade Marítima do Panamá (AMP), que emitiu um alerta aos cerca de 30 navios com bandeira do país que estão em águas ucranianas e russas.
A Autoridade Marítima do Panamá, que tem a maior frota mercante do mundo sob o seu registro, com 8.653 navios abandeirados, emitiu um alerta solicitando à frota que mantenha a máxima vigilância em águas ucranianas e russas no mar Negro e no mar de Azov.
Em comunicado, a AMP afirmou que "dois navios do registro panamenho estão atualmente no porto de Odessa, e na área coberta pelo aviso à frota, há cerca de 28 outros navios".
O Namura Queen foi atingido por um míssil na popa enquanto esperava para carregar grãos no porto de Pivdenny, localizado no sudoeste da Ucrânia. A Cleanseas Shipmanagement, operadora da embarcação, confirmou que "os 21 tripulantes, nenhum de nacionalidade panamenha, estão a salvo" e que o impacto do míssil gerou um incêndio a bordo que foi extinto pelos bombeiros do porto.