• Carregando...
Navio militar iraniano navega pelo Canal de Suez, próximo à Ismaília | Reuters
Navio militar iraniano navega pelo Canal de Suez, próximo à Ismaília| Foto: Reuters

Dois navios de guerra do Irã atravessaram o Canal de Suez e entraram no Mar Mediterrâneo nesta terça-feira, em uma travessia que não era feita por embarcações iranianas desde 1979. Os dois navios, a fragata Alvand e o navio de suprimentos Kharg, têm como destino um porto na Síria, onde participarão de manobras militares. A travessia levantou preocupações em Israel, que considera a viagem dos iranianos perto do seu litoral uma provocação.

"A passagem dos navios faz parte de uma luta mais ampla que o Irã conduz contra o Ocidente, pela hegemonia e controle do Oriente Médio", disse o vice-primeiro-ministro de Israel, Silvam Shalom. "O objetivo da provocação iraniana é sinalizar para os líderes do mundo árabe quem é o novo líder no Oriente Médio", afirmou.

Israel considera o Irã como uma ameaça por causa do programa nuclear da república islâmica. Além disso, o Irã possui um programa de desenvolvimento de mísseis e seus líderes costumam fazer constantes referências à destruição de Israel nos seus discursos. Apesar da retórica carregada, é improvável que Israel tome qualquer ação contra o Irã, uma vez que os dois navios deverão cruzar o Mediterrâneo, rumo ao norte, em águas internacionais.

Mas um importante funcionário do governo israelense disse que o país responderá imediatamente a qualquer "provocação" feita pelos navios iranianos. Segundo ele, a Marinha de Israel está em "alerta máximo". As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]