Dois navios de guerra americanos cruzaram o estreito de Ormuz sem incidentes, informou nesta quinta-feira (29) a Marinha dos Estados Unidos, apesar da advertência do Irã de fechar a estratégica rota do petróleo.
O porta-aviões USS John C. Stennis e o cruzeiro de mísseis guiados USS Mobile Bay "realizaram sem problemas o trânsito previsto, de rotina, através do estreito de Ormuz", disse a porta-voz da Quinta Frota, tenente Rebecca Rebarich.
Mais cedo, o Irã denunciou o ingresso de um porta-aviões dos Estados Unidos numa zona de manobras navais iranianas, perto do estreito, por onde passam 40% do tráfego de petróleo mundial, em meio à tensão entre os dois países.
No entanto, "nossa interação com a Marinha regular iraniana está dentro dos padrões conhecidos, da forma habitual e profissional da prática marítima", disse Rebarich num correio eletrônico emitido a partir da sede da Quinta Frota, no Bahrein.
O Irã, que iniciou no sábado (24) um exercício naval de dez dias na região do estreito de Ormuz, no mar de Omã e no Oceano Índico, aludiu à possibilidade de fechar o estreito, se as potências ocidentais impuserem novas sanções ao país, para impedir suas exportações de petróleo.
Explosões em Brasília reforçam tensão política e devem intensificar reação do STF
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Musk anuncia recrutamento de “superdotados” para o Departamento de Eficiência Governamental
Deixe sua opinião