As autoridades do Japão disseram nesta terça-feira que estão investigando 12 barcos com 25 cadáveres decompostos que foram encontrados na costa do Japão nas últimas semanas. Existe a suspeita de que eles sejam da Coreia do Norte, mas o país não emitiu nenhum alerta sobre o desaparecimento das embarcações.
Seis crânios também foram encontrados nas embarcações. O Japão não fez comentários sobre origem do barco ou a identificação dos corpos. Uma bandeira norte-coreana foi encontrada em uma das embarcações. Um sinal escrito à mão indicaria que outra pertenceria à unidade 325 do exército norte-coreano.
Na maioria dos casos, os corpos estão em tão mau estado que tem sido impossível determinar a causa da morte, disseram as autoridades.
Em 20 de novembro, as autoridades encontraram 10 corpos em três barcos ao largo da costa de Ishikawa. Dois dias depois, outro barco de madeira foi encontrado nas proximidades de Fukui com seis crânios, um corpo quase intacto e vários outros ossos e restos mortais, disse a autoridade da guarda costeira Yuka Amao.
A recente onda de chegadas tem chamado a atenção, embora tais descobertas não são fora do comum: dezenas de barcos perdidos derivam em direção ao Japão todo ano.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura