As negociações entre as duas Coreias a respeito da retomada das atividades no parque industrial de Kaesong terminaram nesta quarta-feira (10) sem avanços, mas os dois lados concordaram em se reunir novamente na semana que vem para conversar a respeito do projeto, que já foi visto como um símbolo da cooperação entre os países.
O complexo industrial, localizado em território norte-coreano, pouco depois da fronteira entre os dois países, foi fechado em abril, após uma irritada reação de Pyongyang aos exercícios militares anuais realizados pela Coreia do Sul em conjunto com os Estados Unidos e supostos insultos à liderança norte-coreana. Nas últimas semanas, a Coreia do Norte reduziu suas ameaças e passou a usar a diplomacia tanto com Seul quanto com Washington.
As duas Coreias concordaram recentemente em reabrir o complexo, mas ainda discutem como fazer isso. Durante as conversações desta quarta-feira, os dois países demonstraram querer que o parque industrial seja mantido e se desenvolva, declarou Suh Ho, chefe da delegação de Seul a jornalistas sul-coreanos após a reunião. Segundo ele, os dois lados concordaram em se encontrar novamente em Kaesong na segunda-feira.
Autoridades de Seul informaram também que a Coreia do Norte propôs a realização de negociações sobre a reunião de famílias separadas pela guerra e sobre as viagens turísticas de cidadãos de um país para o outro. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião