As negociações entre o Irã e seis grandes potencias mundiais sobre as atividades nucleares de Teerã foram retomadas nesta terça-feira (15). Espera-se que o Irã delineie novas propostas para limitar seu programa em uma tentativa de amenizar as duras sanções contra o regime.
O Irã mantém as negociações nucleares com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos - mais a Alemanha.
As negociações, que devem continuar nesta quarta-feira (16), dizem respeito à primeira rodada completa desde a eleição do presidente iraniano, Hasan Rouhani, em junho. As últimas negociações formais ocorreram no Casaquistão, em abril.
No mês passado, Rouhani, considerado como um político moderado, comprometeu-se a fornecer uma transparência maior sobre o programa nuclear, mas insistiu que o Ocidente deve aceitar o direito do Irã de enriquecer urânio.
O Irã insiste que seu programa nuclear é para fins civis. Os EUA e seus aliados ocidentais temem que Teerã está tentando desenvolver armas nucleares.
Nesta terça-feira, o ministro de Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, deverá delinear um roteiro de propostas iranianas para reduzir suas atividades nucleares, disseram diplomatas ocidentais.
O governo do Irã espera convencer os EUA e a União Europeia a suspender sanções comerciais, bancárias e de energia que atingiram a economia do país.
Fonte: Dow Jones Newswires.