Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

Netanyahu pede plano para evacuação de Rafah antes de incursão terrestre

Acampamento de refugiados em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza (Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMAD)

Ouça este conteúdo

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou nesta sexta-feira (9) um comunicado no qual informou que instruiu as Forças de Defesa do país (FDI) a elaborar um plano de evacuação de civis de Rafah, cidade no extremo sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito, antes de uma grande incursão terrestre contra o grupo terrorista Hamas.

“É impossível alcançar o objetivo de guerra de eliminar o Hamas deixando quatro batalhões do Hamas em Rafah. Por outro lado, é claro que uma operação massiva em Rafah requer a evacuação da população civil das zonas de combate”, apontou o comunicado.

“É por isso que o primeiro-ministro instruiu as FDI e o sistema de segurança a apresentarem ao gabinete um plano duplo para a evacuação da população e o desmantelamento dos batalhões”, informou o gabinete.

As ações militares de Israel em Gaza, em resposta aos ataques terroristas do Hamas no Estado judeu em outubro, foram precedidas de avisos para evacuação de civis a partir do norte do enclave palestino. Com grandes deslocamentos de civis em busca de segurança, estima-se que hoje mais de 1,3 milhão de palestinos estejam na região de Rafah.

O comunicado de Netanyahu ocorre num momento em que os Estados Unidos, principal parceiro geopolítico de Israel, sobem o tom nas críticas à ação israelense em Gaza.

Na quinta-feira (8), o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que uma incursão terrestre em Rafah poderia ser um “desastre”, enquanto o presidente Joe Biden qualificou a operação militar de Israel no enclave como “exagerada”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.