Netanyahu divulgou vídeo no Facebook em que disse esperar para breve um encontro com Trump.| Foto: Foto: Israeli Embassy in Russia/Fotos Públicas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou neste sábado que espera se reunir em breve com o presidente norte-americano, Donald Trump, para discutir como enfrentar “a ameaça” representada pelo regime iraniano, partidário, segundo ele, “da destruição de Israel”, em um vídeo publicado em sua página no Facebook.

CARREGANDO :)

Netanyahu fez campanha contra o acordo fechado em Viena, em julho de 2015, entre o Irã e as grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, com a mediação da União Europeia), que busca garantir a natureza pacífica do programa nuclear iraniano, em troca do levantamento progressivo das sanções econômicas internacionais contra Teerã.

Antes de tomar posse, Trump havia afirmado, em entrevista aos jornais The Times e Bild, que o texto “é um dos piores acordos”. O ex-presidente americano Barack Obama teve um papel-chave no acordo, que Netanyahu classificou de “erro histórico”.

Publicidade
Veja também
  • O mundo é laranja (artigo de Alexandre Borges)
  • Trump e a incerteza (editorial de 20 de janeiro de 2017)