Intensas nevascas atrapalharam as viagens de milhares de pessoas nesta sexta-feira (24) na Europa, em meio a uma onda de frio que também prejudica o varejo e pode interferir no crescimento econômico da Alemanha.
O aeroporto de Bruxelas fechou para pousos, e um porta-voz alertou que os passageiros devem se preparar para passar a noite na capital belga.
"Está extremamente difícil lidar com os voos", disse o porta-voz Jan van der Cruysse. 'Tivemos 25 centímetros de neve durante a noite, e há enormes superfícies a serem limpas. Não há nada que possamos fazer a respeito.'
Ele acrescentou que, mesmo que o aeroporto reabra para pousos, as decolagens devem continuar sofrendo atrasos e cancelamentos. 'Não me lembro de o tempo ficar tão ruim em dezembro', comentou Van der Cruysse.
Na Suécia, a neve paralisou estradas e ferrovias pelo segundo dia consecutivo. A Administração de Transportes do país previu que os transtornos continuarão no dia de Natal, e que muitos trens devem ser cancelados.
Cerca de 2.000 pessoas já tiveram de passar a noite de quinta para sexta-feira nos dois principais aeroportos de Paris, e a neve continuou afetando os transportes no norte e leste da França.
O governo francês disse que centenas de pessoas passarão a noite de Natal no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, onde camas de campanha lotam os terminais. A falta de fluido descongelante agrava os transtornos nos aeroportos.
Na Holanda, o aeroporto Schiphol, de Amsterdã, operava normalmente na sexta-feira, mas o de Eindhoven chegou a fechar. O de Bruxelas também já havia fechado por falta de fluido de descongelamento.
Ao longo da semana, milhares de pessoas haviam sido afetadas pelo caos nos transportes europeus em decorrência da onda de frio. Autoridades de todo o continente alertam que as dificuldades devem durar mais alguns dias.
Na Grã-Bretanha, os principais aeroportos registram alguns atrasos e cancelamentos na sexta-feira, mas Heathrow, principal aeroporto internacional do mundo, disse que suas duas pistas estão abertas.
A Agência de Rodovias alertou os motoristas para o risco das pistas escorregadias, no dezembro mais frio das últimas décadas na Grã-Bretanha. Parte da Escócia e possivelmente o nordeste da Inglaterra têm previsão de 'Natal branco', ou seja, coberto de neve.
Na Itália, trens e aviões operam normalmente na sexta-feira, mas a forte chuva no norte do país causou problemas em algumas cidades, como Veneza, onde turistas e moradores que faziam compras de Natal ficaram com água até os joelhos na praça de São Marco.
Em Vicenza, a oeste de Veneza, há temores de que o rio Bacchiglione transborde. Alguns moradores foram retirados das suas casas.