Em Boston, estava difícil caminhar contra a tempestade de neve que começou ontem| Foto: Brian Snyder/Reuters

Uma nevasca que pode atingir proporções históricas começou a cair ontem no nordeste dos Estados Unidos. As previsões indicam que haverá precipitação de 60 centímetros de neve ao longo do populoso corredor que começa em Nova York e ultrapassa Boston.

CARREGANDO :)

As condições climáticas ruins fizeram a maioria das companhias aéreas cancelar voos que partem ou chegam à região. No final da tarde de ontem, os aeroportos da área de Nova York, Boston, Providence, Portland, Maine e outros da região cancelaram suas operações.

No endereço da FlightAware na internet, a informação é que mais de quatro mil voos foram cancelados entre a sexta-feira e o sábado antes de a tempestade avançar.

Publicidade

No meio do que parecia ser um inverno não muito rigoroso, as pessoas começaram a estocar comida e outros suprimentos. Funcionários das estradas ao longo da Costa Leste preparavam sal e areia para usar nas pistas, antecipando-se às previsões ruins dos meteorologistas. Boston e Providence, capital de Rhode Island, cancelaram as aulas. "Todo mundo vai ficar coberto de neve", disse o especialista Alan Dunham, do Serviço Nacional de Meteorologia, sediado em Massachusetts.

A neve começou a cair na manhã de ontem, mas a maior precipitação deve ocorrer no sábado. As rajadas de vento devem atingir até 105 quilômetros por hora e há temores de cortes no fornecimento de energia elétrica, além de enchentes em áreas costeiras, que ainda se recuperam do furacão Sandy.

Em Nova York, são esperados até 35,5 centímetros de neve. O prefeito Michael Bloomberg disse que arados e estoques de 250 mil toneladas de sal foram colocados à disposição. "Esperamos que a previsão para a quantidade de neve esteja exagerada, mas nunca sabemos", disse ele.

Canadá

A gigantesca tempestade de neve está causando fortes nevascas também no sudeste do Canadá. Ontem, cerca 400 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Toronto. A nevasca provocou centenas de acidentes de passagem nas províncias mais afetadas pelo mau tempo.

Publicidade