A neve e o gelo cobriram boa parte da Europa neste sábado, deixando dezenas de milhares de motoristas parados nas estradas; no Reino Unido, milhares de residências ficaram sem energia elétrica. Nos Alpes franceses, a neve bloqueou estradas, causando um engarrafamento de mais de 15 mil veículos.
Na região da Floresta Negra, na Alemanha, caíram mais de 20 centímetros de neve; na rodovia A8, perto de Stuttgart, houve um engarrafamento de 20 km.
Muitos motoristas no Reino Unido viram-se obrigados a abandonar seus carros; muitos ficaram presos em seus veículos durante horas. Dezenas de pessoas que viajavam de Sheffield para Londres tiveram que passar a noite em uma igreja, depois de seu ônibus atolar.
Em algumas regiões do norte da Inglaterra, a precipitação de neve alcançou 11 centímetros. A Western Power Distribution disse que 36 mil residências ficaram sem eletricidade e outras 69 mil tiveram interrupções breves no fornecimento de energia. A neve levou ao fechamento temporário do Aeroporto John Lennon, em Liverpool, e do Aeroporto Bradford, em Leeds.
Três quartos do território da França ficaram sob alerta de neve intensa. Segundo o Ministério do Interior, apenas 7 mil dos 36 mil motoristas que se dirigiam a pontos turísticos na região da Savoie, nos Alpes, conseguiram chegar a seus destinos; abrigos de emergência foram montados ao longo das rodovias, para abrigar quem tivesse que passar a noite na estrada. O porto de Calais, no Canal da Mancha, permaneceu fechado.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA