A neve e o gelo cobriram boa parte da Europa neste sábado, deixando dezenas de milhares de motoristas parados nas estradas; no Reino Unido, milhares de residências ficaram sem energia elétrica. Nos Alpes franceses, a neve bloqueou estradas, causando um engarrafamento de mais de 15 mil veículos.
Na região da Floresta Negra, na Alemanha, caíram mais de 20 centímetros de neve; na rodovia A8, perto de Stuttgart, houve um engarrafamento de 20 km.
Muitos motoristas no Reino Unido viram-se obrigados a abandonar seus carros; muitos ficaram presos em seus veículos durante horas. Dezenas de pessoas que viajavam de Sheffield para Londres tiveram que passar a noite em uma igreja, depois de seu ônibus atolar.
Em algumas regiões do norte da Inglaterra, a precipitação de neve alcançou 11 centímetros. A Western Power Distribution disse que 36 mil residências ficaram sem eletricidade e outras 69 mil tiveram interrupções breves no fornecimento de energia. A neve levou ao fechamento temporário do Aeroporto John Lennon, em Liverpool, e do Aeroporto Bradford, em Leeds.
Três quartos do território da França ficaram sob alerta de neve intensa. Segundo o Ministério do Interior, apenas 7 mil dos 36 mil motoristas que se dirigiam a pontos turísticos na região da Savoie, nos Alpes, conseguiram chegar a seus destinos; abrigos de emergência foram montados ao longo das rodovias, para abrigar quem tivesse que passar a noite na estrada. O porto de Calais, no Canal da Mancha, permaneceu fechado.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas