Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Neve e vento deixam 50 mil lares sem eletricidade no sudeste da França

Neve atingiu a cidade de Nice | Jean Magnenet/ AFP
Neve atingiu a cidade de Nice (Foto: Jean Magnenet/ AFP)

O temporal de neve e vento que castiga o sudeste da França deixou sem luz mais de 50 mil lares nos seis departamentos que se encontram em alerta laranja, informaram neste domingo (28) os serviços meteorológicos. A queda brusca das temperaturas se somou hoje às fortes rajadas de vento que sacodem desde a última sexta-feira parte da França em um temporal que já resultou na morte de três pessoas e deixou outras tantas desaparecidas.

Os departamentos afetados pelo vendaval são os Pireneus Orientais, no sul, e Ardèche, Drôme, Bouches-du-Rhône, Vaucluse, no leste. A eles se soma Isère, onde a neve paralisou a cidade de Grenoble.

No total, 50 mil lares ficaram sem eletricidade, explicou um responsável do distribuidor ERDF à rádio "France Info". Os serviços da Météo-France, que esperam poder remover o alerta às 19h (de Brasília), pedem aos cidadãos para não deixarem suas casas se não for necessário, manter a precaução por causa das quedas de galhos ou árvores e não tocar nos cabos elétricos.

Na última sexta, dois estudantes morreram ao cair em um canal na Garde. Ontem, dois desaparecimentos foram registrados: uma criança de 12 anos, em Porquerolles (Côte D'Azur), e um windsurfista, de 26 anos, em Sérignan, próximo a Montpellier.

Além disso, um morador de rua morreu nesta noite em Paris por causa do frio. Por causa das más condições meteorológicas em Marselha, a partida entre Olympique de Marseille e Lyon, terceiro e quarto na classificação do Campeonato Francês, respectivamente, acabou sendo cancelada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros