Londres - Milhares de passageiros passaram a noite presos em aeroportos por toda a Europa, enquanto mais voos eram cancelados ontem devido à neve e ao gelo que pintaram de branco o velho continente. A nevasca ameaça os planos de quem pretende viajar no Natal.
Muitos passsageiros precisaram pernoitar nos terminais no fim de semana, e muitas aeronaves sequer conseguiam chegar aos aeroportos onde deveriam estar. O aeroporto londrino de Heathrow, o mais movimentado terminal internacional de passageiros do mundo, reabriu após um final de semana de pesadelo, mas operou ontem "com um cronograma limitado de pousos e decolagens". Além disso, o terminal alertava para "mais cancelamentos e atrasos nos próximos dias", enquanto as companhias aéreas reposicionavam aeronaves e funcionários para cumprir os voos postergados.
Apenas 20 voos conseguiram decolar ou pousar em Heathrow no domingo, uma ínfima parcela dos cerca de 1.300 voos normalmente programados.
As temperaturas despencaram na madrugada, batendo recordes na Irlanda do Norte com -17,6°C na cidade de Castleberg. Os serviços meteorológicos estimam que este seja o inverno mais rigoroso na Europa em um século.
Na França, as autoridades cancelaram 3 em cada 10 voos dos aeroportos de Orly e Charles de Gaulle nesta segunda-feira. E a neve continua caindo. O tráfego aéreo em todos os aeroportos da região de Paris foi muito prejudicado.
Os trens Eurostar e Thalys, que ligam a França à Grã-Bretanha e à Bélgica, também continuaram sofrendo com os atrasos ontem. Por causa da neve, as composições são obrigadas a trafegar em velocidade mais baixa, aumentando consideravelmente o tempo das viagens, explicou a SNCF (autoridade ferroviária francesa).
As autoridades também proibiram a circulação de caminhões pesados nas estradas nos arredores de Paris, e muitos ônibus foram cancelados, de acordo com a RATP, que opera os transportes públicos de Paris.
Já o aeroporto de Frankfurt, o mais movimentado da Alemanha, cancelou pelo menos 300 voos ontem, depois que metade dos 1.329 voos programados foram obrigados a permanecer no chão. Na Itália, os aeroportos de Florença e Pisa foram reabertos depois de permaneceram fechados durante todo o fim de semana.