Centenas de voos foram cancelados ontem no Reino Unido, na França e na Alemanha em razão da neve e do frio que atingem a região oeste da Europa.
No aeroporto de Heathrow, em Londres, cerca de 130 voos ou 10% do total diário foram cancelados. No domingo, esse porcentual chegou a 20%. Desde sexta-feira, alguns voos têm sido suspensos em Heathrow, o mais movimentado aeroporto da Europa. Os passageiros eram vistos em longas filas e alguns deles acampavam no interior dos terminais.
A administração do aeroporto informou que tem gasto milhões na melhoria dos sistemas para lidar com os problemas causados pelo mau tempo, desde que o aeroporto foi virtualmente fechado pela neve por vários dias em dezembro de 2010. Porém, a baixa visibilidade significa que é preciso aumentar os intervalos entre os aviões, o que provoca atrasos e cancelamentos.
A direção do aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, informou ontem que 500 voos foram cancelados por causa do gelo, formado após a chuva que caiu durante a noite. A expectativa é de que a fila de aviões esperando para decolar afete hoje a rotina do aeroporto.
Já a autoridade civil francesa cancelou 40% de todos os voos que partem e chegam dos aeroportos parisienses de Orly e Charles De Gaulle por causa da grande quantidade de neve acumulada.