O jornal The New York Times declarou seu apoio ao democrata Barack Obama na disputa presidencial norte-americana, dizendo num editorial que ele "enfrentou desafio após desafio, crescendo como líder e dando consistência às suas promessas iniciais de esperança e mudança."
O texto de apoio foi publicado nesta quinta-feira (23) à noite no site e na edição desta sexta-feira (24) do jornal.
No começo do ano, o jornal havia apoiado Hillary Clinton, senadora por Nova York, na disputa interna do Partido Democrata. O editorial desta quinta-feira, porém, diz que há muito tempo Obama eliminou as dúvidas que haviam levado o NYT à decisão anterior.
"Ele atraiu legiões de novos eleitores, com mensagens poderosas de esperança e possibilidade, e apelos por sacrifícios conjuntos e responsabilidade social", disse o NYT
"Eles demonstrou cabeça fria e bom-senso. Acreditamos que ele tenha a vontade e a capacidade de forjar o amplo consenso político que é essencial para encontrar soluções para os problemas desta nação", acrescentou o editorial.
O jornal disse que foi fácil escolher entre Obama e o republicano John McCain.
"O sr. McCain, que escolhemos como o melhor indicado republicano nas primárias, gastou as últimas moedas da sua reputação de ter princípios e bom-senso para aplacar às exigências ilimitadas e à visão estreita da ultra-direita", afirmou o texto.
O apoio a Obama já era bastante esperado, pois o New York Times apoiou os democratas John Kerry e Al Gore em 2004 e 2000, respectivamente. Obama tem amplo favoritismo no Estado de Nova York.
Segundo a revista Editor & Publisher, Obama angaria o triplo de apoios de jornais do que McCain. Nesta semana, o democrata havia recebido o aval do principal jornal da cidade onde fez carreira política, o conservador Chicago Tribune.
É praxe para os jornais norte-americanos declararem a sua preferência, mas em geral isso tem pouca influência sobre o eleitorado, especialmente nas eleições presidenciais.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião