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Aprendendo os truques do crowdfunding

 | Minh Uong
(Foto: Minh Uong)

A grande ideia de Mike Whitehead era uma frigideira de ferro fundido aprimorada, a de Stephanie Turenko era um curta-metragem sobre sua avó ucraniana e a de Colin Owen era um farol de bicicleta difícil de roubar.

Muitos de nós temos ideias como essas, criadas enquanto olhamos pela janela. E, muitas vezes, é ali mesmo que o sonho termina, atordoado pela falta de capital, credibilidade e confiança.

Isso acabou. O crowdfunding (financiamento coletivo) online está ajudando grandes ideias a se tornarem realidade.

O que começou como um punhado de pequenos projetos transformou-se em centenas de plataformas que servem como veículos para a arrecadação de fundos – o recorde é de US$10,2 milhões –, desenvolvimento de produtos e pesquisa de mercado.

Obter sucesso no crowdfunding requer estratégia e perseverança, embora um apelo sincero possa ajudar.

"Muitas pessoas acham que basta colocar seu projeto no Kickstarter e esperar o dinheiro fluir", afirmou Whitehead, que usou a plataforma Kickstarter no último outono para levantar US$211.027. "Não é tão fácil quanto parece".

Campanhas bem sucedidas de crowdfunding, geralmente com 30 dias de duração, levam meses de preparação. Com a ajuda de um designer industrial, Whitehead passou seis meses desenvolvendo um protótipo de frigideira em seu porão, em Portland, Oregon. Em seguida, ele passou quatro meses conversando com amigos e familiares, além de publicações de culinária, tecnologia e design, alertando-os sobre sua futura campanha no Kickstarter, o principal site de crowdfunding.

Outros sites como Indiegogo, RocketHub e Crowdtilt realizam funções similares. Há também sites direcionados como o PubSlush, que serve aspirantes a escritores, e o Appbackr, lar de desenvolvedores de aplicativos esperançosos. Eles variam quanto ao tipo de projetos apresentados, e em sua estrutura de taxas, cobertura geográfica e se é possível manter o valor arrecadado quando não se atinge a meta de financiamento (em alguns casos, perde-se tudo).

Há também sites de crowdfunding de capital privado, como o Crowdfunder e o CircleUp, onde investidores podem comprar participação em iniciantes em vez de simplesmente fazer uma doação.

Tenha em mente que as pessoas não apoiam projetos aleatoriamente. Muitos são aficionados por tecnologia e gostam de ver uma ideia se transformar em um produto que eles, como financiadores iniciais, recebem antecipadamente como recompensa por sua doação. Plataformas de crowdfunding não gostam de classificar isso como uma pré-compra, pois não há garantias.

"Não apresentamos produtos que já estão finalizados e esperando em alguma prateleira em Iowa, embalados e prontos para a venda", afirmou Yancey Strickler, cofundador do Kickstarter. "Você realmente exerce um papel em algo que está nascendo. Você conhece os criadores e acompanha o processo desde o início".

Naturalmente, é essencial ter uma apresentação clara e concisa de sua ideia, usando vídeos, ilustrações e textos. Coloque-se no lugar de um potencial apoiador, pesquisando projetos. Você tem talvez 30 segundos para chamar sua atenção, e menos do que isso para afastá-los.

"Um único erro de ortografia reduz suas chances de sucesso em 13 por cento", disse Ethan Mollick, da Wharton School, University of Pennsylvania. Sua pesquisa também indica que mencionar seu status de nerd e referir-se ao filme "Guerra nas Estrelas" parece ajudar.

Sua audiência também inclui capitalistas de risco, que veem uma campanha bem sucedida de crowdfunding como prova de que a ideia vale a sua atenção. Segundo Owen, ele não considerou iniciar uma campanha de crowdfunding para seu farol de bicicleta até que um capitalista de risco disse que não pensaria em investir até ele fazê-lo.

"Eu achava que crowdfunding era como fazer uma venda de bolos para financiar sua empresa", explicou Owen, que mora em São Francisco e levantou US$66.386 no Kickstarter em novembro. "Aprendi que não era tanto pelo dinheiro, mas pela validação".

Com a credibilidade das massas, ele conseguiu obter um empréstimo da Small Business Administration para pagar pela primeira fase de produção de seu produto. Hoje há capitalistas batendo a sua porta.

Especialistas em crowdfunding e veteranos do processo concordam que a interação com potenciais financiadores, que pode ajudar a melhorar a ideia, juntamente a uma visão clara e uma crença sincera em um produto são marcas de campanhas de sucesso. Entretanto, mais do que tudo, sua grande ideia precisa ser boa.

Whitehead, que está supervisionando a produção de 1.550 frigideiras prometidas aos doadores, colocou da seguinte forma: "Se você não possui uma boa ideia, nem mesmo a campanha mais maravilhosa de crowdfunding pode ajudar".

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