Quando falamos sobre o acesso das crianças à tecnologia digital, muitas vezes nos atemos ao "tempo de tela", mas em toda a indústria, a internet está fugindo da tela.

CARREGANDO :)

Termostatos, balanças de banheiro e automóveis modernos podem ser controlados através de uma conexão on-line. Amanhã, nossos brinquedos também terão poderes semelhantes. E essa conexão pode alterar para sempre o modo com que vemos a brincadeira.

"Queremos tirar as crianças da tela bidimensional, misturar uma experiência física com um aplicativo e dar vida a algo novo", disse Vikas Gupta da Wonder Workshop, a startup que faz Dash e Dot, dois robôs programáveis de brinquedo.

Publicidade

Dash e Dot são controlados por um aplicativo móvel, mas também podem ser ensinados a entender e a reagir aos eventos que acontecem no mundo real — para tocar uma música no xilofone, por exemplo, ou a latir em resposta às palmas de uma criança.

A internet se infiltra em quase tudo com que as crianças brincam, de bolas a bonecas, prometendo deixar os brinquedos muito mais divertidos e emocionalmente ressonantes.

Brinquedos conectados podem adquirir novas capacidades ao longo do tempo, por essa razão a internet poderia até fazer brinquedos menos descartáveis. Assim que a criança se entediar com um brinquedo, este seria capaz de fazer algo novo.

Alguns fabricantes dizem que brinquedos digitais também poderiam revolucionar a educação. Disfarçados de brincadeira, brinquedos como o robô Dash ensinam noções básicas de programação de computador às crianças.

Mas o mais importante é que a internet nos brinquedos pode finalmente quebrar o feitiço da tela.

Publicidade

A convergência entre brinquedos físicos e digitas é uma força poderosa, e já está sendo sentida pelos grandes fabricantes. Uma das séries mais populares do mundo de figuras de ação é um complemento para o videogame Skylanders: o Trap Team, publicado pela Activision. No jogo, figuras de ação podem ser adicionadas à ação na tela, cada uma delas assumindo um papel diferente no jogo.

Além dos robôs Dash e Dot, vendidos a US$228 o par, ou US$169 o Dash maior, os mais recente brinquedos conectados incluem o Anki Drive, uma pista robótica com inteligência artificial, cujo kit básico custa US$149,99, e Sphero 2.0 e Ollie, uma bola controlada por aplicativo e um robô ambulante, que custam US$99 cada.

O robô Dash vem com quatro aplicativos diferentes, cada um destinado a uma idade diferente. Os aplicativos mais simples funcionam como controles remotos, permitindo que qualquer criança comande o robô para alterar cores ou fazer sons de animais. Aplicativos mais avançados têm capacidades que se aproximam de uma linguagem de programação funcional completa. As crianças mais velhas serão capazes de fazer o robô interpretar os dados de seu sensor enquanto ele percorre um ambiente e executar ações diferentes com base nesses dados.

O conjunto de carro de corrida Anki Drive usa software para dar a cada carro na pista uma personalidade diferente e um conjunto de poderes, semelhante aos personagens que você veria em um videogame na tela.

"Havia uma distância muito grande entre o brinquedo e o videogame", disse Boris Sofman do Anki.

Publicidade

Sofman diz que os aplicativos permitem que os fabricantes criem brinquedos com personalidade própria, que não é necessariamente copiada de outros meios de comunicação.

"Seria como uma folha em branco onde você pode construir o que quiser porque tem o software para controlá-la" ele disse.