Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dinheiro & negócios

Cursos de MBA são forçados a se adaptar à era digital

Greg Pass, ex-diretor de tecnologia do Twitter, colocou a questão de forma sucinta. Segundo ele, os cursos de Master of Business Administration (MBA) estão "enfrentando um desafio".

Isso é porque ter um MBA dá a ideia de uma pessoa envolvida em finanças e estratégia corporativa e não na arte da era digital, veloz e em constante experimentação — e em habilidades como testes randomizados, prototipagem rápida e tomada de decisão baseada em dados, qualidades básicas no Vale do Silício. Essas habilidades não são apenas para startups de alta tecnologia. São necessárias em todos os setores. E as principais escolas de Administração estão lutando para manter o ritmo.

Pass é da Cornell Tech, em Nova York, onde um programa inovador recém-adotado reúne candidatos ao MBA e estudantes de pós-graduação em Ciência da Computação. Em todo o país, faculdades estão adicionando cursos de Estatística, Ciência de Dados e Teste Randomizado (teste de design de páginas da internet para verificar o que atrai mais tráfego).

As escolas de pós-graduação de Administração adotaram o ethos digital de experimentação e novos empreendimentos. Na Stanford Graduate School of Business na Califórnia, 150 cursos eletivos são oferecidos; 28 por cento são novidade este ano.

"Estamos usando práticas que vemos no mundo exterior, como o teste randomizado e o trabalho com grandes quantidades de dados. Estamos nos adaptando", disse Garth Saloner, reitor da instituição.

E os estudantes também. Alunos com experiência em programação de computadores já foram raros em escolas de Administração. Hoje, David B. Yoffie, professor da Harvard Business School, estima que um terço dos seus 900 alunos já programaram, e muitos outros têm graduação em Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática.

Ultimamente, porém, muitos jovens talentosos que poderiam ter ido para uma escola de Administração buscam outras coisas. As matrículas de graduação em Administração caíram 1 por cento em 2013, segundo estatísticas mais recentes do Conselho de Escolas de Pós-graduação. Por outro lado, a procura por cursos de Ciência da Computação e Matemática aumentou em 11 por cento.

"As escolas de Administração estão tentando se adaptar ao mundo digital", disse Douglas M. Stayman, reitor adjunto na Cornell Tech.

Stayman descreve o programa de MBA da escola como sua startup. "Nossa suposição inicial é que um novo tipo de educação é necessário para gerir uma economia digital", ele disse.

A Cornell Tech, uma parceria com o Technion-Israel Institute of Technology, começou com um grupo de alunos de Ciências da Computação em 2013. O objetivo da nova escola de "ciências aplicadas" é ter 2 mil alunos de pós-graduação até 2043. O custo da matrícula anual é de US$ 93.000.

Engenheiros podem ter um alto valor nos negócios hoje, mas eles normalmente são aqueles que resolvem o problema apresentado, disse Pass.

"Mas a questão no mundo dos grandes negócios, especialmente para empreendedores, é que muitas vezes os problemas são desconhecidos, precisam ser descobertos ou definidos de uma maneira nova. É preciso uma visão mais integrada e mais ampla das coisas", disse ele.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.