Perder peso é simples: basta ingerir menos calorias do que o corpo queima. Mas não está claro qual seria a melhor maneira de fazer isso. A maioria dos especialistas recomenda pequenas reduções nas calorias consumidas ou mais exercícios para remover peso lentamente, mas muita gente desiste de programas desse tipo porque o progresso é muito lento.

CARREGANDO :)

Um novo estudo publicado recentemente pelo "Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports" sugere que um consumo mínimo de calorias acompanhado por exercício intenso pode reduzir significativamente o teor de gordura corporal em quatro dias, e a perda persiste por meses.

Pesquisadores da Espanha e da Suécia reduziram o consumo de calorias de 15 homens suecos em boa saúde, mas com excesso de peso, a 360 por dia: uma redução de 1.800 calorias diárias.

Publicidade

As calorias que eles ingeriram neste período estavam todas em forma líquida. Alguns consumiam carboidratos açucarados, outros uma bebida com alto teor de proteína. Os homens também faziam exercícios pesados. O dia começava com 45 minutos de treino em uma máquina de musculação para os braços. Depois eles caminhavam no campo por oito horas, com apenas dez minutos de pausa por hora. Durante as caminhadas, eles podiam beber quantidades ilimitadas de uma bebida energética de baixo teor calórico.

A maioria dos homens achou o programa mais fácil do que imaginavam, segundo José Calbet, da Universidade de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Espanha. Ele e Hans-Christian Holmberg, da Universidade do Centro da Suécia, em Ostersund, comandaram o estudo. O dr. Calbet disse que nenhum dos homens abandonou o programa ou se queixou de fome.

Depois de quatro dias, eles haviam perdido quase cinco quilos, divididos mais ou menos igualmente entre gordura e massa muscular. Os pesquisadores pensavam que as bebidas de alto teor de proteína ofereceriam proteção contra a perda muscular. Mas as perdas foram iguais em ambos os grupos.

A surpresa aconteceu quando os homens retornaram um mês mais tarde: a maioria havia perdido mais um quilo de gordura. Um ano depois, continuavam dois quilos mais magros do que no início.

Agora, Calbet quer estudar se as mulheres respondem da mesma forma e se aplicações repetidas do programa afetam a saúde muscular e os hormônios do apetite.

Publicidade

Perda de peso rápida com plano de dieta radical